Garantias do Produto
- Defeitos de fabricação do aquecedor;
- O motor elétrico tem garantia do fabricante conforme especificação no manual;
- A garantia do queimador conforme especificações do fabricante descritas na manual do queimador;
- Outros defeitos.
A fornecedora não atenderá como garantia nos seguintes casos:
- Defeitos devido a descargas elétricas ou problemas de tensões não uniforme
- Defeitos originados pela utilização de combustível de qualidade duvidosa;
- Defeitos devido aos filtros (trocar a cada 02 lotes) ou bico entupidos por sujeira;
- Travamento da bomba de óleo diesel por água ou sujeiras dissolvidas no óleo diesel;
- Desgastes devido ao uso. Por exemplo, o desgaste do bico de queima. Rolamentos do motor.
- Defeitos devido a conservação do equipamento. Ambientes impróprios, umidade, poeiras, quedas e batidas.
- Custos de deslocamento para identificação e solução de problemas.
Procedimento para ligar o aquecedor a óleo diesel
- Antes de ligar o painel de controle;
- Verificar o sentido de giro do ventilador (conforme a seta), que deve ser o mesmo do caracol do ventilador;
- Verificar o nível de óleo diesel no tanque de combustível e abrir o registro de esfera;
- Ligar o disjuntor dentro do quadro de comando;
- Verificar no controlador de temperatura;
- Verificar a temperatura (t1), que desliga o queimador, o sensor que mede a temperatura do ambiente, cuidar para que o mesmo não fique na corrente de ar quente, pois o mesmo aquece e desliga o queimador. Coloca-se o sensor em um local que não seja o mais frio, e que também não seja o mais quente, procurar um local intermediário;
- Lembrar que o ventilador resfria a máquina até atingir a temperatura t2, e o resfriamento do equipamento tende a elevar a temperatura do ambiente, por esse motivo, deve-se diminuir o valor da temperatura que ultrapassar a temperatura que se deseja no ambiente.
Exemplo: temperatura do ambiente desejada de 32°c, temperatura do controlador (t1) para desligar o queimador de 32°c e temperatura que o ambiente atinge ao desligar o ventilador de 34°c. Variação de 34°c – 32°c = 2°c.
Deve-se então diminuir em 2°c a temperatura do controlador (t1), ou seja 32°c – 2°c = 30°c, assim o queimador desliga com 30°c e o ambiente atingirá 32°c, após o resfriamento da máquina e cuida-se a temperatura que o ambiente permanece, caso não seja a desejada, altera-se t1 novamente para mais se a temperatura for menor ou para menos se a temperatura for maior.
- Para que as alterações de t1 ou t2, lembrar de confirmar o set.
Regulagem para o resfriamento do equipamento (t2)
Em dias frios, t2 deve ser maior, (aproximadamente 60°c), pois a máquina permanece menos tempo desligada e liga mais vezes e a máquina estando quente, ao ligar espalha o ar quente e aquece o ambiente mais rápido, diminuindo assim o consumo de óleo diesel.
Em dias mais quentes, t2 pode ser menor (50°c a 55°c), pois a máquina fica mais tempo desligada e assim deve-se retirar o calor da máquina e espalhar no ambiente.
Óleo diesel
Deve ser de boa qualidade e de boa procedência.
Para verificar o diesel, molha-se uma estopa ou pano com o óleo diesel e em um local segura, coloca-se fogo no mesmo.
Se o óleo diesel não pega fogo, o mesmo não é indicado para o queimador, pois o óleo deve possuir aditivos antidetonação ou óleo diesel batizado.
Se o óleo diesel pega fogo e ascende rapidamente, é um bom óleo diesel para o queimador, pois o óleo é pulverizado e queima em suspensão.